quinta-feira, 26 de junho de 2008

Festa Junina

Na tradição brasileira, junho é mês de festa, de comemorar os dias dos padroeiros: são João, são Pedro e santo Antônio.
Chapéu de palha, fantasia de caipira, quadrilha, busca-pé, balão,quentão. É assim que a gente gosta de reverenciar os santos do mês de junho. Viramos crianças ao pé da fogueira, soltando biriba, comendo pipoca e pé-de-moleque.

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

Estávamos olhando fotos antigas esta semana aqui em casa e resolvi postar umas fotos minhas quando criança nas Festas Juninas de escola.
Achei também umas fotos de Junho de 2003 com umas amigas (Laís, que agora mora em Portugal e com a Vanessa, que mora aqui do lado mas eu não vejo faz tempo)com a minha irmã e com o meu noivo .
Boas Festas!!
Aproveitem, pois o mês de Junho esta acabando...
Beijos



Mel e Cassio, não achei fotos de vocês. Desculpem!!

Eu, Vanessa e Laís

Cris e Thabata

A Mel criou as bonequinhas de Biscut assim que viu a foto. Guardo comigo até hoje na frente desta foto em um porta-retrato.
Adoro minhas bonequinhas!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Noooosssaaa!!!! Quanta foto antiga junto!!! Hahaha!!! E os MEUS bonequinhos!!!
Sabe que você era bonitinha!!!
Beijos

Anônimo disse...

Robei a foto!!! esta no meu albummm (do Orkut)
Que legalllllll que ela nasceu
quero fazer uma vizita, vamos marcar ... ela esta na sua casa ou na casa nova
BJS

Camila da Performance disse...

Só acho que vcs não são gordinhas, como as bonequinhas, mas esta mto fofo realmente hahahaha

beijokas