terça-feira, 23 de setembro de 2008

A lenda da Primavera


A Primavera está frequentente associada ao desabrochar das flores.

Na Mitologia Grega Perséfone ou Coré (em Roma correspondente a Proserpina ou Cora) era filha de Zeus (em Roma Júpiter) com a deusa Deméter (em Roma Céres). Perséfone era uma das mais belas deusas da Grécia. Enquanto colhia flores, foi raptada por Hades (em Roma Plutão), ele emergiu da terra e a raptou levando-a para seus domínios (o mundo subterrâneo ou inferno), fazendo dela sua rainha.
Sua mãe, desesperada com o desaparecimento da filha, caiu numa fúria terrível, destruindo as colheitas e as terras. As terras tornaram-se inférteis e houve escassez de alimentos.
E Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento e começou a definhar.
Somente a pedido de Zeus, Deméter aceitou devolver a vida às plantas, exigindo, no entanto, que Hades lhe devolvesse a filha.
Entretanto Perséfone tinha comido algo, uma semente de romã, concluiu-se então que ela não tinha rejeitado inteiramente Hades. Por isso Perséfone não poderia abandonar o mundo subterrâneo de forma definitiva. Acabou por se encontrar uma solução do agrado de todos:

Perséfone passaria metade do ano debaixo da terra, no submundo, na companhia do marido, essa época corresponde ao Inverno, quando Deméter, desolada descuida da Natureza deixando as plantas quase para morrer.
E a outra metade do ano Perséfone volta à superfície, na companhia da mãe, época que corresponde a Primavera, quando a Natureza renasce, o desabrochar das flores, fruto da alegria de Deméter.
Diz à lenda que quando ela volta a superfície é Coré a eterna adolescente, e no restante do ano com Hades, quando retorna ao mundo subterrâneo ela é a sombria Perséfone.

Este mito justifica o ciclo anual das colheitas e das estações do ano.



Gostaram??
As fotos são minhas.

Até mais...
Beijos

2 comentários:

Unknown disse...

Amei as fotos! A história eu já conhecia. Rs,Rs,Rs,Rs.

Beijos

Karim Scharf disse...

História linda! Fotos ma-ra-vi-lho-sas!! Beijos